quarta-feira, 22 de julho de 2009

Novas tecnologias na educação


Continuar é a palavra certa para nos ajustarmos na sociedade com as mudanças que estamos vivendo. Hoje acredito que não seja mais possível parar, observar e pedir para que as mudanças aguardem por nós.A necessidade que temos é estar atualizados com essa nova sociedade, o difícil é alcançarmos os avanços e mudanças tecnológicas, pois enquanto andamos com passos largos e firmes, as mudanças são muito velozes.
Na educação não é diferente, temos que nos aliar as aos avanços das tecnologias e mudanças do século, e não enfrentá-las, pois a incorporação das tecnologias de informação e comunicação potencializou todas as esferas e a educação deve ser a maior e melhor resposta do uso correto para assim ter a consciência de formar cidadãos com condições de serem conhecedores críticos da nova sociedade.
As escolas sem dúvida podem se organizar as possibilidade do uso da tecnologia no seu meio e fora dela. Nossa escola busca, com dificuldades, ter essa relação do que temos em tecnologia aliadas as pesquisas e educadores comprometidos.
O que todo educandário precisa é ter profissionais capazes, responsáveis que usem com coerência toda e qualquer artifício pedagógico. Concordo com o Professor José Manuel Moran,
Educar numa sociedade em mudanças rápidas e profundas nos obriga a reaprender a ensinar e a aprender, a construir modelos diferentes dos que conhecemos até agora. Ensinar e aprender hoje não se reduz a estar um tempo numa sala de aula. Implica em modificar o que fazemos dentro da sala de aula e organizar ações de pesquisa e de comunicação que permitam a professores e alunos continuar aprendendo em ambientes virtuais, acessando páginas na Internet, onde encontram textos, novas mensagens, salas de aula virtuais, possibilidade de orientação a distância, etc.

Caso assim acontecesse nossos educandários seriam mais do que locais de aprendizagem seriam a busca por ela de maneira, mais diversas possíveis garantindo o direito do aprender com alternativas de qualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário